Na atualidade virou rotina nos jornais a notícia sobre vítimas do golpe do boleto falso. Com a chegada da internet e modernização dos meios de pagamento a criminalidade passou a explorar falhas nesse sistema com proposito de desviar os pagamentos para sua conta, o que tem lesado milhares de pessoas (física ou jurídica).
O boleto de cobrança é um instrumento de pagamento muito utilizado, pelo qual o emissor ou beneficiário recebe em sua conta o valor referente ao serviço prestado ou produto vendido.
Nesse cenário, os criminosos no caso de fraude eletrônica, valendo-se de programas espiões como o vírus, interceptam o boleto enviado pelos prestadores de serviço (água, luz, telefonia, detran, dentre outros), fornecedores (sites de venda de produtos on-line, dentre outros), alterando o código de barras e a linha digitável para que o valor pago pela vítima caia na conta do criminoso.
Existe também o vírus denominado “bolware” que se instala no computador da vítima e quando o boleto é gerado em PDF altera automaticamente os dados do boleto para o valor pago ser desviado para a conta do criminoso.
Seja de uma forma o outra, é certo que a criminalidade evolui à medida que a as tecnologias se aprimoram, demandando das pessoas cada vez mais atenção para não cair nos golpes que a cada dia são mais ousados.
Abaixo algumas dicas de como evitar cair em golpes como este:
- Certifique-se de que os dados do beneficiário correspondem aos dados de quem lhe vendeu o produto ou prestou o serviço. No momento em que se lê o código de barras ou se digita os números do boleto, antes de finalizar o pagamento, os dados do beneficiário aparecerão na tela do celular ou do computador. Caso os dados constantes do boleto e os dados do beneficiário sejam diversos, há fortes indícios de que se trata de boleto falso.
- Confira se os três primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco emissor do boleto. O código de cada banco pode ser consultado no site da Febraban:
- Evite imprimir boletos de cobrança em sites que não sejam do banco emissor do boleto, bem como evite negociar desconto com estranhos.
- Fique atento a erros de português, pois pode ser um indicativo de que o boleto foi alterado.
- Emita boletos somente no site em que efetuada a compra ou no banco emissor do boleto.
- Desconfie de e-mails alarmantes com o título do assunto: URGENTE, BOLETO EM ABERTO, BOLETO LEVADO À PROTESTO, dentre outros.
- Caso receba um boleto por e-mail, confira se o remetente é um contato conhecido.
Este tipo de crime, por ser praticado pela internet, muitas vezes não chega a ser sequer investigado pelas autoridades policiais, deixando o criminoso em pune, o que motiva muitas pessoas a praticar esse tipo de delito. De fato, a seara criminal não é capaz de inibir sozinha tais crimes, tendo em vista a falta de pessoal, de investimento, etc, sendo de suma importância a conscientização da população para que não caia nesse tipo de golpe.
Por Fabio Boni
Advogado especialista na área Cível pela Lopes & Castelo Sociedade de Advogados
___________________________________________________________________________
Participe do treinamento sobre o Home Office e Trabalho Híbrido – Dia 10/05
Entenda as novas regras e os novos contratos de trabalho de acordo com a MP 1.108/22
A Lopes & Castelo Sociedade de Advogados irá promover um importante treinamento trabalhista, abordando o tema de grande repercussão nos dias atuais sobre o Home Office e o Trabalho Híbrido.
Para maiores informações e inscrições, acesse o link abaixo:
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_s1Z6zFmeTlC4iWUG9Y2CLw