Receita estende prazo para autuação de importadoras em desembaraço aduaneiro
>
>
Receita estende prazo para autuação de importadoras em desembaraço aduaneiro

direito tributárioA Receita Federal aumentou de três para até oito dias o prazo para autuar empresas importadoras em casos de divergência no desembaraço aduaneiro. Isso ocorre quando a Receita, por exemplo, discorda da classificação fiscal indicada pela empresa para o produto. A alteração é considerada positiva por advogados da área.

A alteração está na Instrução Normativa nº 1.813, de 2018, publicada ontem no Diário Oficial da União. A norma modifica dispositivos da IN da Receita nº 680, de 2006, que trata do despacho aduaneiro de importação.

De acordo com o advogado Luis Alexandre Barbosa, a redação da IN anterior fazia com que o prazo de três dias pudesse ser descumprido. De acordo com ele, na prática, se o fiscal solicitasse algum documento que não fosse entregue, poderia estender o prazo para lavrar o auto de infração.

“Já tivemos casos que ficaram 30 e até 40 dias sem ser feita a autuação. A empresa fica com a mercadoria apreendida e não pode se defender”, afirma Barbosa.

A “pressa” para receber a autuação se deve ao interesse das empresas em solicitar a liberação da mercadoria. “É custo do importador manter a mercadoria na zona alfandegária”, afirma Barbosa.

O advogado acredita que agora o prazo será seguido e considera a mudança um “grande avanço”. Barbosa acredita que a medida deve diminuir o volume de mandados de segurança – impetrados quando a mercadoria fica “presa” por prazo indeterminado e sem a liberação antes da análise do fiscal.

“A Receita está padronizando o prazo”, afirma Thais Rozzeto. “Muitas vezes, o fiscal exige que seja feita a retificação da declaração e o contribuinte fica dependendo da lavratura do auto para se defender”, afirma.

Por Beatriz Olivon

Fonte: Valor Econômico

Não existem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Unidades

São Paulo / SP
Avenida Paulista, 575 – 12º And.
Bela Vista – São Paulo / SP
CEP: 01311-000

Telefone: (11) 3876-1360
Email: contato@lopescastelo.adv.br

Recife / PE
Av. Antônio de Góes, 60 – 14º and.
JCPM Trade Center – Pina – Recife / PE
CEP: 51010-000

Telefone: (81) 3040-0053
Email: filialrecife@lopescastelo.adv.br

Rio de Janeiro / RJ
Rua República do Chile,  330 – 14º And.
Torre Oeste – Centro – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20031-170

Telefone: (21) 2391-4764
Email: filialrio@lopescastelo.adv.br

Vitória/ES
Rua Jose Alexandre Buaiz, 300 – 20º And.
Enseada do Suá – Vitória/ ES
CEP: 29050-545

Telefone: (27) 4040-4948
Email: filialvitoria@lopescastelo.adv.br

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar!

Shopping Cart