STJ aplica decisão do Supremo sobre Cofins
>
>
STJ aplica decisão do Supremo sobre Cofins

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já começou a aplicar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins. Por maioria, os ministros resolveram seguir a repercussão geral. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) pretende recorrer.

O Supremo decidiu em março que o ICMS não pode compor a base de cálculo do PIS e da Cofins. Por enquanto, o acórdão não foi publicado e ainda pode haver modulação da decisão – indicação de limite temporal.

Na sessão em que o STF julgou a tese, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, não aceitou o pedido de modulação da PGFN, pois não havia sido feito no processo, apenas na sessão. Mas a procuradoria informou que vai apresentar o pedido em recurso (embargos).

Mesmo assim, na sessão de ontem da 1ª Turma, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho levou para julgamento processos sobre o tema e propôs que a repercussão geral fosse seguida. Para o ministro, ela teria validade a partir de sua proclamação e já poderia ser aplicada aos demais processos. O voto foi acompanhado pelos ministros Regina Helena Costa e Benedito Gonçalves. Os ministros Sérgio Kukina e Gurgel de Faria ficaram vencidos.

A decisão do STF é contrária ao posicionamento que a 1ª Seção do STJ fixou em recurso repetitivo em 2016. Napoleão era o relator sobre o tema na época, mas ficou vencido, por defender a impossibilidade de inclusão do ICMS. Prevaleceu o voto do ministro Mauro Campbell Marques, que integra a 2ª Turma do STJ.

Hoje foi a primeira vez que o STJ julgou o assunto após decisão do STF, segundo a advogada Cristiane Romano, do Machado Meyer Advogados. Cristiane concorda que a repercussão geral já deve ser aplicada. “A decisão [do STJ] dá um norte de como o Judiciário deve aplicar o precedente”, disse.

A coordenadora da atuação judicial da PGFN no Superior Tribunal de Justiça, Lana Borges, afirmou que irá recorrer da decisão.

Por Beatriz Olivon

Fonte: Valor Econômico

Não existem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Unidades

São Paulo / SP
Avenida Paulista, 575 – 12º And.
Bela Vista – São Paulo / SP
CEP: 01311-000

Telefone: (11) 3876-1360
Email: contato@lopescastelo.adv.br

Recife / PE
Av. Antônio de Góes, 60 – 14º and.
JCPM Trade Center – Pina – Recife / PE
CEP: 51010-000

Telefone: (81) 3040-0053
Email: filialrecife@lopescastelo.adv.br

Rio de Janeiro / RJ
Rua República do Chile,  330 – 14º And.
Torre Oeste – Centro – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20031-170

Telefone: (21) 2391-4764
Email: filialrio@lopescastelo.adv.br

Vitória/ES
Rua Jose Alexandre Buaiz, 300 – 20º And.
Enseada do Suá – Vitória/ ES
CEP: 29050-545

Telefone: (27) 4040-4948
Email: filialvitoria@lopescastelo.adv.br

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar!

Shopping Cart