Com a proximidade das Festas de Natal e Ano Novo, os consumidores se veem atraídos pelo consumo e as compras aumentam nas lojas físicas e online. Trata-se da época mais aguardada pelo comércio varejista nos mais diversos setores como vestuário, ferramentas, adereços de Natal, alimentação, bebidas, aéreo, beleza e até mesmo aluguéis de imóveis para temporada.
Visando incentivar o consumo, os comerciantes criam promoções e ofertas para atrair os consumidores e aumentar suas vendas. Entretanto, os consumidores precisam estar ainda mais atentos durante esse período, isto porque, é comum que os cibercriminosos e golpistas aproveitem desse momento para aplicar golpes, roubar dados e realizar fraudes.
Além disso, é essencial que os comerciantes também tomem precauções ao criarem promoções ou realizarem vendas online. As ações criadas pelas empresas devem trazer clareza aos Titulares de Dados, isto é, aos consumidores, devendo-se trazer transparência quanto à finalidade dos dados que são utilizados em suas campanhas e vendas, bem como garantir medidas seguras para o armazenamento de dados pessoais dos consumidores.
No último ano, segundo dados apontados pela ClearSale, foram R$49 milhões em tentativas de fraude na Black Friday e os prejuízos ultrapassaram R$ 10 milhões em 2023.
Os golpistas se utilizam de dados pessoais que os consumidores facilmente fornecem ao participar de uma promoção ou realizar uma compra, como nome, CPF, dados de cartão, endereço, informações bancárias e de preferência de compra. Como sabemos os dados pessoais possuem valor e, além do golpe aplicado, os criminosos podem vender os dados pessoais coletados na DarkWeb, trazendo prejuízos gigantescos aos Titulares.
Por isso, é essencial que os consumidores estejam atentos e tomem os seguintes cuidados, para evitar golpes e que esse período de festas se torne um transtorno com danos incalculáveis.
- Não clique em qualquer link enviado por redes sociais, e-mail ou mensagem de texto;
- Sempre confirme o endereço do site e o nome da loja que deseja acessar. É essencial que o site tenha “https”;
- Não salve seus dados de pagamento para as próximas compras;
- Utilize números de cartão de crédito virtuais ou temporários, verifique se o seu Banco oferece essa opção de camada extra de segurança;
- Caso o pagamento seja realizado via “Pix”, confirme se o destinatário do corresponde com os dados da loja;
- Utilize Login e Senha exclusivo para cada site; e
- Pesquise sobre a loja que deseja comprar antes de finalizar a compra, olhe avaliações online.
Para as compras físicas, é recomendável que o Titular se certifique de eventual coleta de dados que o estabelecimento realiza e confirme da forma de pagamento para não cair em golpes conhecidos como clonagem de cartão e “golpe da maquininha”.
Desse modo, com cuidado e atenção antes de concluir uma compra, seja no ambiente físico ou digital, ou ainda, evitando de clicar em algum link duvidoso, os consumidores, munidos de informações necessárias, se munem dos golpes que tendem a aumentar nesse período.
Por Laura Nanini Batista
Advogada do Direito Digital da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados