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  • Cível, Lopes & Castelo, Notícias

Da notificação à resolução: sua empresa recebeu uma notificação do Procon e agora?

  • novembro 11, 2024
  • 3:08 pm

Em um cenário empresarial centrado no consumidor, compreender o processo administrativo nos Procons é essencial para as empresas. Saber lidar com as reclamações que chegam através do órgão garante uma preservação de imagem e promove relações positivas com os consumidores, trazendo benefícios para o nome e saúde da empresa.

Todo processo inicia-se pelo recebimento de uma reclamação, a qual o consumidor busca o órgão para registrá-la na expectativa de resolver o problema de forma imediata e amigável. Após a apresentação da reclamação, haverá análise preliminar das informações recebidas pelos profissionais do Procon.

Sendo considerada válida, o Procon notifica a empresa envolvida para apresentar solução ao caso. E, é aí que está o “ponto-chave”, nesse momento as empresas devem responder prontamente, demonstrando cooperação e disposição para solucionar a questão, adotando uma postura receptiva e diligente. E para isso, é de suma importância a observação dos prazos apontados na notificação recebida.

Participar ativamente das sessões de mediação e conciliação propostas pelo órgão é uma estratégia valiosa. Essa etapa permite uma negociação rápida e eficaz, resolvendo muitas das vezes o conflito de forma extrajudicial, evitando multas e litígios na esfera judicial, que convenhamos só atrapalham a imagem da empresa.

Todavia, em alguns casos específicos, pode não haver uma solução imediata, e a questão pode progredir para um processo administrativo, que pode trazer diversas consequências, tais como: multa, apreensão ou inutilização de produtos, proibição de fabricação entre outros.

Portanto, nessa fase é fundamental que a empresa faça uma análise técnico-jurídica da situação que ensejou o processo, identificando a raiz do problema, corrigindo e já implementando medidas preventivas de acordo com as regulamentações exigidas para o seu campo de atuação.

 Claro que haverá casos, em que a empresa se sentido prejudicada deverá valer-se do seu direito de defesa, tendo em mente que o órgão deverá atuar sempre com obediência aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, interesse público e motivação dos atos administrativos.

 Gerenciar demandas que provém dos Procons, não é apenas uma obrigação legal, mas uma oportunidade para as empresas construírem relacionamentos sólidos com os consumidores. Ao abraçar essas etapas com transparência, responsabilidade e comprometimento, não apenas evitam problemas legais, mas também cultivam uma reputação positiva, vital para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo e centrado no consumidor.

Referências:

FACHINI, Tiago. Processo administrativo no Procon: como funciona? Projuris, Disponível em: https://www.projuris.com.br/blog/processo-administrativo-procon/. Acesso em: 1 nov. 2024;

SÃO PAULO -SP. Portaria Normativa n.º 2, de 10 de abril de 2024. Altera a Portaria Normativa n.º 229/2022 de Procedimentos Fiscalizatórios e Sancionatórios da Fundação PROCON/SP. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Caderno Executivo, Seção Atos Normativos, 11 abr. 2024.

PROCON-SP. Procon-SP Digital: Manual do Consumidor. São Paulo: Procon-SP, 2021;

Por Jocelizia dos Santos Barbosa Silva

Advogada Cível pela Lopes & Castelo Sociedade de Advogados

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