Fazenda Nacional pode recorrer para esclarecer decisão do STJ sobre férias
>
>
Fazenda Nacional pode recorrer para esclarecer decisão do STJ sobre férias

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) poderá entrar com novos embargos de declaração no caso que discute, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a incidência de contribuição previdenciária sobre férias. Isso porque, no entendimento do órgão, os integrantes da 1ª Seção teriam votado na quarta-feira pela tributação da verba.

A polêmica teve início após o STJ finalizar o julgamento de ação envolvendo a Globex (Ponto Frio) e que discute a tributação de férias e salário-maternidade. Em 2013, os ministros decidiram pela não tributação das duas verbas, mas suspenderam o caso até o julgamento de recurso repetitivo. Decidiu-se, no repetitivo, que o salário-maternidade deveria ser tributado. O recurso, porém, não discutia férias.

Na sessão de quarta-feira, ao retomar o caso da Globex, o relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, declarou que a empresa desistiu da discussão sobre o salário-maternidade. Quanto aos demais tópicos, estaria acolhendo os embargos de declaração apresentados pela Fazenda Nacional para modificar o entendimento anterior proferido pelo STJ e adaptá-lo à decisão tomada no repetitivo. Seu voto foi seguido pelos demais integrantes da 1ª Seção.

Ao Valor, Maia Filho afirmou que o voto, na prática, determinava a não incidência de contribuição previdenciária sobre as férias. Para ele, a verba “não foi alcançada pelo efeito modificativo” de seu voto. “Se não existe um [recurso] repetitivo sobre as férias, essa parte não foi objeto de modificação.”

Para o coordenador-geral da representação judicial da PGFN, João Batista de Figueiredo, entretanto, ao votarem com o relator os ministros teriam adaptado o entendimento anterior à jurisprudência do STJ, que admite a tributação das férias. “Do jeito como foi colocado pelo relator, a Fazenda entende que ele deu provimento aos nossos embargos para manter a jurisprudência do STJ”, disse.

Por Bárbara Mengardo

Fonte: Valor Econômico

Não existem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Unidades

São Paulo / SP
Avenida Paulista, 575 – 12º And.
Bela Vista – São Paulo / SP
CEP: 01311-000

Telefone: (11) 3876-1360
Email: contato@lopescastelo.adv.br

Recife / PE
Av. Antônio de Góes, 60 – 14º and.
JCPM Trade Center – Pina – Recife / PE
CEP: 51010-000

Telefone: (81) 3040-0053
Email: filialrecife@lopescastelo.adv.br

Rio de Janeiro / RJ
Rua República do Chile,  330 – 14º And.
Torre Oeste – Centro – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20031-170

Telefone: (21) 2391-4764
Email: filialrio@lopescastelo.adv.br

Vitória/ES
Rua Jose Alexandre Buaiz, 300 – 20º And.
Enseada do Suá – Vitória/ ES
CEP: 29050-545

Telefone: (27) 4040-4948
Email: filialvitoria@lopescastelo.adv.br

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar!

Shopping Cart