Ir para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Áreas de Atuação
  • Profissionais
  • Insights
    • Notícias
    • Opinião
    • Imprensa
    • Vídeos
    • Boletins Informativos
    • Ebooks
  • Eventos
  • Contato
    • Contato
    • Trabalhe Conosco
  • Compliance
  • Área do Cliente
  • Aviso de Privacidade
  • Quem Somos
  • Áreas de Atuação
  • Profissionais
  • Insights
    • Notícias
    • Opinião
    • Imprensa
    • Vídeos
    • Boletins Informativos
    • Ebooks
  • Eventos
  • Contato
    • Contato
    • Trabalhe Conosco
  • Compliance
  • Área do Cliente
  • Aviso de Privacidade
  • Quem Somos
  • Áreas de Atuação
  • Profissionais
  • Insights
    • Notícias
    • Opinião
    • Imprensa
    • Vídeos
    • Boletins Informativos
    • Ebooks
  • Eventos
  • Contato
    • Contato
    • Trabalhe Conosco
  • Compliance
  • Área do Cliente
  • Aviso de Privacidade
  • Lilian Sartori, Lopes & Castelo, Notícias, Tributário

São Paulo suspende mudanças no ICMS para insumos agropecuários e medicamentos genéricos

  • janeiro 7, 2021
  • 12:25 pm

O Governo do Estado de São Paulo sob o argumento de que a pandemia gerada pelo COVID-19 provocou baixa da arrecadação de forma generalizada em todas as esferas e, por esse motivo determinou que a partir de 2021 ocorresse a redução da concessão de benefícios fiscais do ICMS justamente para que pudesse garantir os recursos necessários para manutenção dos programas de saúde, educação, segurança pública, assistência social e o pagamento dos salários dos 650 mil servidores públicos da ativa e das aposentadorias.

Apesar de justificar sua atitude nos efeitos gerados pela pandemia, o Estado de São Paulo não considerou que durante todo este período as empresas travaram uma luta constante, incansável e muitas vezes desigual para se manter funcionando, para pagar os tributos e fornecedores, na adaptação do seu ambiente com o intuito de fornecer meios de trabalho aptos a garantir a saúde de seus funcionários e principalmente para manter em dia o pagamento e o emprego de milhares de funcionários paulistas.

É sabido que a COVID-19 trouxe consequência severas demais a todos, tanto para o ente público como privado, mas não é justo que os empresários tenham que pagar toda a conta, pois para que a econômica continue a girar é necessário a manutenção das empresas, que possuem na verdade uma função social, que além do campo econômico gera dignidade da pessoa.

Assim, a Lei n.º 17.293/2020, havia estabelecido medidas e procedimentos de ajuste fiscal, como considerar como benefício fiscal a alíquota do ICMS que fosse inferior a 18%, definiu critérios mais rígidos para isenção do IPVA, entre outros, sendo certo que os Decretos 65.253, 65.254, 65.255, todos de 2020 fizeram a revisão do Regulamento do ICMS.

Todavia, referida alteração lesionou importantes setores produtivos e consequentemente a própria população, pois tal medida permitiria o aumento do ICMS em itens de produtos básicos, como por exemplo ovos, farinha de trigo, frutas, verduras e hortaliças, pedra e areia, medicamentos, entre outros.

Infelizmente o número de contaminação não diminuiu, comparado ao ano passado, segundo informações divulgadas pelo Estado de São Paulo e atualizadas até 06/01/2021, o Estado tem confirmado 1.501.085 casos de COVID-19, resultando em 47.511 óbitos, ou seja, os indicadores apontam para um crescimento da contaminação, o que poderá prejudicar a tão esperada e almejada retomada do crescimento econômico, uma vez que a população somente recebeu a renda emergencial até Dezembro/2020, por esse motivo o Governo deve caminhar ao lado dos empresários e não focar somente na sua arrecadação.

Desta forma, na última quarta-feira o Governador do Estado de São Paulo determinou a suspensão da vigência dos Decretos que trouxeram mudanças no ICMS para os insumos agropecuários para a produção de alimentos e medicamentos genéricos, sob o argumento de que a redução dos benefícios do ICMS poderia causar acréscimo no preço dos alimentos e medicamentos genéricos, atingindo principalmente a população de baixa renda.

Assim, foi criado uma força-tarefa interna no Governo do Estado de São Paulo para realizar a análise dos pedidos realizados pelos setores econômicos com o intuito de rever a redução dos benefícios fiscais.

Sabemos que é de suma importância o diálogo do Estado com os empresários para que possa permitir o crescimento econômico.

Lilian Luciana Ap. Sartori Maldonado

Gerente tributária da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados

Quer ficar por dentro das notícias da Lopes & Castelo, inscreva-se!

Cadastre-se no nosso formulário e receba a nossa newsletter!

Post Recentes

Receita Federal cria programas para estimular a conformidade fiscal

Ler Mais »

Redução de 10% de benefícios fiscais é ilegal e deve ser dirimida no judiciário

Ler Mais »

Receita suspende até 1º de abril multas por notas emitidas sem IBS e CBS

Ler Mais »

Governo e Receita Federal regulamentam lei que reduz incentivos fiscais

Ler Mais »
Facebook Instagram Linkedin Youtube Spotify

São Paulo / SP
Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1.493,
15º Andar,  São Paulo – SP
CEP 04571-011

Telefone: (11) 3876-1360
Email: contato@lopescastelo.adv.br

Recife / PE
Av. Eng. Antônio de Góes, 60 – 7ª And.
JCPM Trade Center – Boa Viagem
Recife, Pernambuco
CEP: 51010-000

Telefone: (81) 3040-0053

Rio de Janeiro / RJ
Rua do Passeio, 38 – 15º And.
Torre 2 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21021-290

Telefone: (21) 2391-4764

Vitória/ES
Rua Jose Alexandre Buaiz, 300 – 20º And.
Enseada do Suá – Vitória/ ES
CEP: 29050-545

Telefone: (27) 4040-4948

Lopes & Castelo Sociedade de Advogados - Todos os Direitos Reservados

  • Aviso de Privacidade
  • Código de Ética e Conduta

Portal do Cliente Lopes & Castelo

Este ambiente é destinado exclusivamente aos clientes da Lopes & Castelo Sociedade de Advogados.

Caso não tenha suas credenciais ou tenha esquecido sua senha, envie um e-mail para juridico@lopescastelo.adv.br informando os dados da sua empresa. Enviaremos suas informações de acesso.

Login:
Senha:

Preciso de ajuda para acessar o PORTAL?

BAIXE O MANUAL DE ACESSO